domingo, 28 de abril de 2013

Teoria Musical: Escalas Maiores e Menores.

Olá Pessoal, hoje falarei sobre as escalas maiores e as escalas maiores, assunto de teoria musical que é extremamente básico que todo músico é obrigado a saber.

Escalas Maiores

As escalas maiores são as mais fáceis de entender usando o teclado, pois não precisamos tocar as "notinhas pretas", que nada mais são do que os "acidentes" da escala.
Uma escala maior, assim como todas as outras escalas, precisa ter um conjunto de tons e semitons, sendo o TOM o intervalo entre duas notas naturais, ou seja, equivalente a dois semitons, meio espaço entre duas notas naturais. Sabendo que uma escala possui 7 notas ou oito contando com o 8º grau (a segunda e ultima repetição da nota principal na ascendente), a escala precisa de um conjunto de sete intervalos entre as notas. Esse conjunto é: 
T - T - S - T - T - T - S / Traduzindo: TOM - TOM - SEMITOM - TOM - TOM - TOM - SEMITOM.
Veja o exemplo desse imagem:
C = DÓ
D = RÉ
E = MI
F = FÁ
G = SOL
A = LÁ
B = SI
(CURIOSIDADES: As notas antigamente eram representadas por cifras, ou seja, representadas por letras do alfabeto, sendo assim as 7 primeiras letras do nosso alfabeto)

Escalas Menores

Já na escala menor, a variação dos intervalos possui apenas algumas alterações, mas não podemos esquecer que AS ESCALAS MENORES SÃO VARIADAS EM: NATURAL / HARMÔNICA / MELÓDICA E BACHIANA.
O conjunto base dos intervalos entre as notas na escala menor é: T - S - T - T - S - T - T
  • ESCALA MENOR NATURAL:
Nessa subdivisão da escala maior, usamos o mesmo conjuntos de intervalos mencionado na parte de escalas menores na ascendente e na descendente.
  • ESCALA MENOR HARMÔNICA:
Já na harmônica, aumentamos meio tom no sétimo grau da escala na ascendente, mas na forma descendente  a escala mantêm a sua forma original de escala menor.
  • ESCALA MENOR MELÓDICA:
Aumentamos meio tom não só no sétimo grau como no sexto também na forma ascendente, mas na forma descendente, também volta a forma original:
  • ESCALA MENOR BACHIANA:
Johan Sebastian Bach usava a escala menor melódica de uma forma diferente: ele aumentava meio tom no sexto e sétimo grau não só na ascendente como também na descendente, assim sendo as duas formas idênticas.



Um comentário:

  1. Casinos Near Casinos Near Casinos | Mapyro
    Find the closest casinos to you in Las Vegas and other places to stay closest 충청남도 출장안마 to 바카라 casinos. near casinos or near casinos with cash 안성 출장안마 games, slots, and 당진 출장안마 bingo 세종특별자치 출장마사지

    ResponderExcluir